CONSCIÊNCIA




Menino do calção encardido e pernas riscadas de vara de marmelo, posso ver sua sorte? Quantos anos vai viver? Com quem vai se casar? Quantos filhos vai ter? No que vai trabalhar?

Nada disso faz sentido agora. Mas presta atenção. Já conheço essa história. Vi tantos outros passarem por aqui e desaparecer, num sopro.

Menino dos olhos vazios e sem brilho, o que quer ser quando crescer? Pensa nisso. Porque a gente cresce. O tempo passa, as cicatrizes somem das pernas, mas não da alma.

Pensa rápido. A vida não é um caminho único. Dá para escolher. Mas a venda sobre os olhos é grossa, esconde a luz.

Menino do sorriso apagado e a pele curtida de sol, esquece tudo o que viu até agora. Olha para a frente. Há saída. Não precisa repetir os passos de quem o trouxe até aqui. Nem ir atrás de quem apenas vai roubar sua inocência.

Menino do cabelo sem corte e calcanhares rachados, não quero ler sua mão. Quero mudar seu destino.

Deseja ser maior que tudo isso. Espia pela fresta.

Dá para ser diferente.

São poucos os que conseguem resistir. É preciso muita força para lutar contra. Mas vale cada esforço.

Menino das mãos ressecadas, começa hoje a reescrever essa história. E um dia, o menino dos dentes amarelados será apenas um borrão distante. E esse sonho nunca será lembrado. Pois ando por aí noites afora à procura de almas que ainda têm salvação. Esse é o meu trabalho. Falar baixinho em seu ouvido. O seu é me escutar.




©BEN_WHITE_USNPLASH

Comentários