OS SETE PECADOS

 


Se os sete pecados capitais fossem mulheres, a gula atenderia por Deborah. Toda Deborah quer engolir o mundo, sentir seu gosto, degustar com prazer, bem de-va-gar-zi-nho.

A avareza seria Helena. Toda Helena tem que ser coberta de joias. Tem que ter uma história triste. Uma tragédia aérea ou náutica no currículo. A mesma que lhe furtou o marido milionário, lindo e bronzeado, nessa ordem de importância, deixando-a sozinha e inalcançável, dona de um destino infeliz. Porém rico.

Vivian seria a luxúria. Com uma beleza sexual, um olhar cortante e provocador, a boca voluptuosa, carnuda. Tudo nela é quente e macio. Vivian representa todas as que não têm medo de explorar sua sensualidade.

A ira, sem dúvida, se chama Virgínia. Ela não leva desaforo pra casa. Não amanhece um insulto. Bate na cara do seu inimigo e encontra um abrigo no peito do seu traidor — parafraseando Cazuza. Tem língua afiada e o raciocínio rápido e certeiro. Está sempre pronta para o ataque.

E a inveja? Karin é seu codinome. Todos querem ser ela. Já nasceu privilegiada: um nome de origem sueca que deriva de Katherine e significa pura ou casta. Todos querem ser puros. Castos nem tanto. Todos querem ser Karin e ela nem imagina, pois está imersa em seu mundo de delicadezas, sem maldade, flutuando pela vida. Uma princesa na selva de pedra.

Marina é a preguiça. O simples fato de contemplá-la, em toda sua beleza e força, faz o tempo parar. Marina é puro calor humano, uma tarde de sol à beira-mar. As ondas batendo contra o trapiche, sempre na mesma cadência, esculpindo seu nome na madeira lentamente, para que nunca seja esquecida.

E a vaidade? Responde por Maria Luísa, mas todos a conhecem por Malu. Elegante, cheirosa, cabelos incríveis. Impecável até vomitando. Linda desde o amanhecer. Sempre com uma taça de cristal entre os dedos longos. Tem um quê de rebeldia. Ela fuma quando está nervosa. Mas quase nunca está nervosa. É o alter ego da maioria das mulheres. E um sonho distante para quase todos os homens.

 

© apostolos-vamvouras-unsplash

 

 

Comentários